quinta-feira, 21 de maio de 2015


                         Brasil de Oportunidades



Prezado(a)s,


Assisti as últimas manifestações brasileiras e entendo ser um passo, ainda pequeno, mas um passo, em direção as mudanças profundas que nossa sociedade necessita, para que tenhamos efetivamente um País melhor, mais fraterno e equilibrado.
As discussões são ainda incipientes a meu ver.
Fora PT, Fora Dilma e impeachment, verdadeiramente é um despertar, não de consciência, mas de ações que foram tomadas e não beneficiaram "aqueles que tiveram prejuízos", inclusive financeiros. Só acordamos quando não somos por eles, beneficiados.
Estamos passando por uma crise gigantesca de credibilidade das instituições democráticas. 
Executivo, Legislativo, Judiciário, Imprensa e outros. A corrupção chegou ao ápice em todos os níveis, de forma desenfreada, comprometendo a governabilidade.
A propina se instalou como erva daninha, corroendo como uma bactéria e aniquilando progressivamente nossos ideais, nossa dignidade, nossos anseios, nos transformando verdadeiramente numa sociedade de mercado, sem valores éticos, morais, de família.
Alguns anos atrás os países mais desenvolvidos, utilizavam a propina fora de seus países de origem, no Brasil por exemplo, e ainda descontavam no imposto de renda, mui amigos.....
O PT errou, errou, porque prometeu mudanças e não cumpriu; aliás, se juntou a tudo de podre que existia e não cumpriram o que prometeram.
Fora PT é emblemático nesse primeiro momento, porque é o partido que está no poder, mas a retórica precisa mudar no intuito de fortalecimento dos partidos, pela legalidade, responsabilidade. Não podemos continuar "votando" pelos nossos interesses pessoais ao invés do coletivo.
A propina está instalada e, dificilmente será debelada, sem uma escalada de ações contrárias a prática. Basta dizer, que ninguém quer abrir mão de ter, ter, ter e cada dia ter mais dinheiro. Agora mesmo estão se indignando porque as medidas tomadas pelo governo, mexeram no bolso das "elites" muito mais do que nas outras classes.
Os empresários/empreiteiros, não todos diga-se de passagem, usam indiscriminadamente de práticas que podem, um dia, se voltarem contra: sonegação, conluios, cartéis, propinas, aumento exagerados de preços, lucros exorbitante, além de elegerem aqueles que beneficiam seus interesses. A história que o mercado, "naturalmente", regula os preços fica por conta de cada um, será mesmo???
Os "intermediários de negócios" trabalham a especulação diária, bolsa e tudo mais, com informações privilegiadas, numa lucratividade e negócios incompreensíveis.
A sociedade se calou e "aceitou" por décadas e décadas essas práticas.
Agora a coisa mudou, mexeram no "bolso".
As discussões equivocadas, passa por deixar em lados opostos a elite, a burguesia, contra os mais humildes.
Vão perder sempre, politicamente dizendo. 
Não é essa a discussão que devemos fazer, senão as bolsas, família, leite, aluguel, presidiário e tantas outras, farão sempre a diferença.
A discussão está embasada em se entender qual sociedade que queremos. 
A construção de uma, com menos violência, condições e oportunidades a todos, acesso as políticas públicas, educação, saúde, empreendedorismo social e trabalho digno a população menos favorecida, sem esmolas, sem favores.
Por fim, partidos políticos fortes, engajados e diretórios constituídos como premissa para disputar eleição; Legislativo com no máximo duas legislaturas e concurso público para os mesmos se qualificarem como candidatos antes de serem votados; executivo com  maior fiscalização da distribuição e execução de serviços, mandato de 5 ou 6 anos sem releição, fim do financiamento de campanhas pelas empresas que bancam e cobram em dobro sua participação, financiamento privado somente por pessoas físicas, se quiserem financiamento público, será um problema, pois um vereador, deputado, senador, prefeito, governador consomem valores estratosféricos, começando com 1,5 milhões de vereadores a 3, 4 milhões deputados, chegando a 100 milhões um presidente da república. 
O Estado Brasileiro não aguenta bancar essa farra!!!!
Esse é um ponto de vista, temos ainda o seu e o certo!
Esse é o círculo vicioso que contaminou nossa sociedade.
Não é PT, são Todos, PT, PSDB, PMDB, DEM e por aí vai....
Ou entendemos verdadeiramente o problema ou vamos para a disputa de classes, que além de não resolver o problema, vai dividir o País, e quem vai ganhar são sempre os "encantadores de serpentes", os manipuladores, sem escrúpulos, que querem cada vez mais, a força do poder, que é transitória, pois ela com certeza, está concentrada nas mãos do povo brasileiro; só que ainda não sabemos, ou não temos a dimensão do que isso representa.
As mudanças vão ocorrer, por nós, para nós e apesar de nós. É uma escolha!
Acorda Brasil, tu es grande, mostre a sua força.
Vamos unidos as mudanças, pois juntos ninguém se perde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário