quinta-feira, 14 de maio de 2015

Marcelo Oliveira


José Jacyntho de Alcantâra, um grande amigo dizia: "Ninguém fala de caminhos que não haja percorrido".
O Técnico do Cruzeiro Marcelo Oliveira, não posso dizer que "aprendeu", mas que as lições tiradas ao longo de sua carreira, embasaram uma nova postura, na velha frase feita, mas imbatível, de que no esporte, "vence quem erra menos, não quem acerta mais".
Os trabalhos importantes do dia a dia de treinamentos, quando o técnico prega dedicação, profissionalismo, fundamentos, disciplina, disciplina, pode parecer retórica, mas na verdade é o ponto fundamental para se formar a personalidade, a segurança, a função técnico-tática do jogador.
O atleta acha que vai fazer do seu jeito, mas na prática, faz do jeito treinado, muitas vezes a exaustão, para que possam dar resultados positivos. 
Quando faz do seu jeito, batendo penalidades; não é Manuel, errando passes e gerando contra-ataques, jogadores mal escalados e em posições equivocadas, fazendo funções que não tem condições, jogando do jeito do treinador e não aproveitando as característica dos jogadores, sem compromisso com o grupo, sem objetividade, sem fundamentos, etc, a coisa vai desandar....
Os resultados coletivos trazem respeito, títulos, campeonatos, maturidade e como consequência, o sucesso financeiro e profissional.
A individualidade aparece na condição particular, no talento de cada um de fazer diferente, de brilhar.
Estou fazendo essas observações a partir de comentários de que o Marcelo, não sabe jogar mata-matas.
Entendo que ele está aprendendo, tirando proveito dos erros cometidos.
Campeonato de pontos corridos, mata-matas, quando o que importa mesmo, são os resultados , coroando o seu trabalho e seus ensinamentos.
Futebol são vários pontos a serem trabalhados e analisados. 
Da nutrição, psicologia a preparação e treinamentos. Muita dedicação. Muito trabalho.
Por isso mesmo, para poucos. Muitos chamados e poucos escolhidos, poucos os que vão dar certo, alcançar o sucesso, profissional e financeiro.
Aí está o caminho das conquistas coletivas e pessoais. Muito trabalho, muita dedicação.
É por isso que no esporte, "vence quem erra menos e não, quem acerta mais!!!
É um ponto de vista? 
É, mas temos 3 pontos de vista, o meu, o seu e o certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário