8 Atitudes Que Prejudicam Seu Sistema Imunológico
Como você provavelmente já sabe, a saúde do seu sistema imunológico é a SUA saúde. Quanto melhor, mais resistente você estará contra vírus e infecções invasoras. Muita gente pensa que a maior influência sobre o sistema imunológico vem das vacinas e das doenças, mas isso é apenas a ponta do iceberg.
Os seus hábitos, as coisas que você faz (ou não faz) no seu dia-a-dia, têm um enorme impacto no seu sistema imunológico e, no final das contas, na sua proteção contra doenças. Especialmente à medida em que você envelhece. Aqui estão oito atitudes que perturbam o seu sistema imunológico que você deve evitar, para o seu próprio benefício.
1. Você não conversa o suficiente
Está ficando cada vez mais evidente que interação social não faz bem apenas à mente, mas também ao corpo. O simples comportamento social pode contribuir e muito para o nosso bem-estar. Pesquisas indicam que baixos níveis de interação social em casa, no trabalho ou na comunidade contribui para nos deixar doentes. Quando não temos nenhuma relação social, quando não nos relacionamos com ninguém, nosso cérebro começa a encher-se de substâncias químicas geradoras de ansiedade, e acabamos tendo vidas mais curtas do que pessoas mais sociáveis. Um estudo com 270 pessoas com idades entre 18 e 55 anos mostrou que aqueles que tinham seis ou mais interações sociais em termos regulares eram 4 vezes mais resistentes ao ataque de virus da gripe.
Solução: Todos nós levamos vidas corridas, mas não podemos nos esquecer de cultivar e manter nossas amizades. Elas são tão importantes quanto nosso comparecimento à academia de ginástica.
2. Você não dorme o suficiente
Há sempre algo mais a fazer e, hoje em dia, algo mais para assistir. Só que... dormir tarde e acordar cedo é um habito que muitos especialistas associam à baixa imunidade, pois o organismo começa a não produzir a quantidade de glóbulos brancos necessária para combater germes e vírus. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Chicago indicou que homens que dormem apenas 4 horas por noite, por apenas uma semana, produziram apenas a metade (!) da quantidade de anticorpos destinados a combater o resfriado, comparados com os que dormiram de 7.5 a 8.5 horas por noite.
Solução: A maioria ds adultos necessita entre 7 e 9 horas de sono ininterrupto por noite. Porém, se você ainda sentir-se cansado meia-hora depois de acordar, provavelmente, é porque a qualidade do seu sono não é boa. Tente dormir o suficiente e, caso ainda esteja cansado, consulte um especialista em sono, pois este é crucial para o seu sistema imunológico e bem-estar geral.
3. Você é um chato, pessimista, um estraga-prazeres
Estudos sérios já demonstraram que as pessoas que tendem a ver o copo meio vazio e com vazamento têm vidas mais estressantes e uma saúde fraca. As pessoas mais otimistas possuem uma quantidade maior de células T, uma resposta melhor do sistema imunológico, e anticorpos mais poderosos. Claro, pode ser apenas que pessoas mais otimistas tomem mais cuidado com sua saúde, mas parece bem lógico que uma visão negativa da vida causará depressão e, com ela, o mau funcionamento do sistema imunológico.
Solução: Não é fácil simplesmente bater palmas e puf! Você é otimista. É preciso um real esforço para mudar sua atitude em relação à vida, e seus padrões negativos de comportamento. Comece perguntando a si mesmo: "de que outro ângulo posso olhar para isso?" "Há outra forma menos negativa de julgar isso?" Tente um pouco de cada vez. Experimente entender realmente que alguém ou alguma coisa pode ser melhor do que você imaginava. A mudança virá com o tempo. E, com ela, a melhora do seu sistema imunológico.
4. Você discute com seu cônjuge da maneira equivocada
Uma interessante pesquisa realizada pela UCLA descobriu que os casais que discutem seus problemas abertamente recebem o mesmo estímulo para seu sistema imunológico e anticorpos que eles obteriam através de exercícios moderados. Por outro lado, casais que usam de sarcasmo, insultos e atitudes passivo-agressivas têm menos quantidades de células T, níveis mais altos de hormônios de estresse (óbvio) e podem levar até 40% a mais do tempo necessário para recuperar-se de ferimentos do que os casais mais abertos e positivos.
Solução:
É difícil mudar hábitos e dinâmicas no relacionamento, e muitos casais aprovam o "deboche amigável". O problema é quando o deboche se torna MUITO agudo ou frequente que as pessoas começam a sofrer, e isso nunca é bom para o relacionamento. Se você tem um problema real, discuti-lo corajosa e abertamente com seu cônjuge não será saudável apenas para a sua relação, mas, aparentemente, para seu corpo também.
5. Estresse contínuo
Todo mundo, ocasionalmente, tem que enfrentar estresse. Porém, o que acontece com alguém que está assim dia após dia, quase sem cessar? O sistema imunológico começa a declinar em sua capacidade de combater infecções, vírus e germes. Períodos de estresse sem pausa rapidamente provocam redução na contagem de células T e enfraquecem a imunidade do corpo. É fato conhecido que viúvas e viúvos têm muito mais tendência a adoecerem no ano que segue à perda dos seus cônjuges do que pessoas que não passaram por um evento que provoca altos níveis de estresse como este.
Solução: Cada um tem que encontrar a sua. Todos nós temos maneiras de aliviar o estresse - seja um banho de imersão, fazer exercícios, tirar uma folga no trabalho por uns dias ou qualquer coisa que ajude. Lembre-se das coisas que fazem você relaxar e pratique-as seguidamente. Sim, abra espaço no seu calendário para "relaxamento". Isto é, se você quiser ter uma vida mais saudável.
6. Você pega coisas emprestadas dos outros
Siga nosso conselho: se você precisa de uma caneta, traga a sua. Se vocêprecisa de uma calculadora, traga a sua. Se precisa de um laptop... bem, você entendeu. Germes de gripe e resfriado são transmitidos, de maneira comum, por contato. Você não sabe onde os objetos estiveram nem quem os tocou. Não queremos dizer que você deve fugir de quem lhe oferece uma caneta, mas sim, que não deve ter o hábito de tomar coisas emprestadas dos outros - você nunca sabe quando poderá se contagiar com algo e passar para sua família.
Solução:
Faça uma lista dos ítens mais comuns que você usa e precisa durante o dia. Carregue uma bolsa ou uma roupa com grandes bolsos para coisas básicas como caneta. Não empreste coisas que você traz de casa.
7. Não apele para os antibióticos
Os antibióticos foram inventados para combater severas infecções e germes. Tomar antibióticos todas as vezes que você tem um problema leve ou apenas sintomas fará com que seu organismo desenvolva resistência a essas substâncias, e você ficará vulnerável a infecções mais sérias. Pesquisas indicaram que pacientes que consomem muitos antibióticos têm sistema imunológico frágil, o que significa vulnerabilidade a doenças no futuro. Portanto, você está apenas adiando um problema leve e trocando por algo bem mais sério no futuro.
Solução: Só tome antibióticos quando tiver infecção bacteriana. Tome tanto quanto for receitado, mas não os use para prevenir doenças, a menos que seja assim orientado pelo seu médico. Não guarde antibióticos não usados para o futuro. Tome conforme a receita e jogue fora o resto.
8. Por que você está tão sério?
Não é engraçado, mas seu sistema imunológico adora uma boa risada.Pesquisas demonstraram que as emoções que acompanham uma risada genuína provocam redução nos níveis dos hormônios do estresse no corpo, bem como também de certas células importantes do sistema imunológico. Em recente estudo realizado na Universidade de Medicina Loma Lina, adultos assistindo a um filme cômico por uma hora mostraram significativo aumento na atividade do seu sistema imunológico.
Solução: Bem, acho que este não precisa de explicação. Riam mais, pessoal! Assistam suas comédias favoritas, encontrem-se com os amigos mais divertidos, leiam textos engraçados e abram-se para novas experiências!
Imagens cortesia de : imagerymajestic, razvan ionut, Grant Cochrane, stockimages, renjith krishnan, Ambro, Danilo Rizzuti / FreeDigitalPhotos.net
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário