segunda-feira, 27 de julho de 2015




Mitos e Fatos sobre Dor Crônica nas Costas 




A dor nas costas é um dos mais comuns e piores incômodos com os quais temos que lidar quando envelhecemos. Entretanto, ela não afeta apenas pessoas maduras, podendo ocorrer em qualquer idade, lugar ou momento, por várias razões. Sendo um problema comum, as pessoas sugerem muitas soluções. Porém, é sempre bom saber quais são realmente eficazes e quais são apenas mitos. Aqui está uma lista que se propõe a esclarecer o assunto:

 
1. Sentar-se com as costas retas previne a dor na região lombar - Mito.
 
Ainda que sentar-se encurvado cause danos às costas, sentar-se bem ereto também pode provocar dores. Para minimizar os danos causados por longos períodos em que você está sentado, você deveria inclinar-se para trás de vez em quando e arquear a região lombar. Além disso, é bom ficar em pé de vez em quando.

 
 

2. Não se deve levantar pesos - Mito.
 
Na maioria dos casos, não é o peso do objeto levantado que conta, mas sim, a maneira como ele é levantado. A maneira correta de levantar um peso é ficar o mais próximo possível dele, agachar-se, ainda perto do objeto, e levantá-lo usando os músculos das pernas e braços, não das costas. Sua região lombar não irá doer se você não envolvê-la em levantamento de peso.

 
3. Excesso de peso provoca dor nas costas - Fato.
 
É uma questão de lógica. Mais peso significa mais pressão nas costas. A falta de musculatura nas costas também contribui para que não possamos suportar bem o nosso próprio peso. Manter o peso em medidas razoáveis não garante o fim da dor nas costas, mas impede de tornar-se muito pior.

 
4. Dor nas costas é causada por lesões - Mito
 
Existe um pouquinho de verdade neste mito, mas apenas parcialmente. Dor nas costas pode ser o resultado de muitos problemas, tais como deterioração do disco, infecção e até mesmo de causas genéticas. Da mesma forma, a postura errada durante anos pode causar dor nas costas crônica, como soldados, dentistas, motoristas profissionais e até mesmo professoras de jardim-de-infância (que levantam crianças todos os dias) podem confirmar.

 
5. Repouso na cama é o melhor tratamento - Mito
 
Em casos de dor extrema, quando a pessoa não consegue nem se mover direito, não há alternativa a não ser ficar na cama. Entretanto, manter-se numa mesma posição por um longo tempo pode piorar a dor e criar mais pressão na espinha dorsal. Consulte um ortopedista. Talvez você precise de fisioterapia.

 
6. Quiropraxia pode ajudar a tratar dor nas costas - Fato.
 
Um quiroprático que possa manualmente alinhar a coluna vertebral e massagear suas costas poderá realmente ajudar no tratamento da dor na lombar.

 
7. Atividade física não é bom para dor nas costas - Mito
 
Uma atividade física regular fortalece ossos, esqueleto e músculos, se feita corretamente, é claro. Pode mesmo prevenir dor nas costas mais séria e é altamente recomendada.  Além disso, fisioterapia bem estruturada pode auxiliar no alívio da dor nas costas depois de uma lesão. Os exercícios de fortalecimento que você pode fazer são a chave para atenuar muitas dores na lombar.

 
8. Pessoas magras não têm problemas nas costas - Mito
 
É verdade que manter o peso proporcional à altura pode prevenir dor nas costas, mas está longe de garantir que ela não ocorra. O problema pode ser genético e não estar relacionado ao peso, e pessoas muito magras podem ter uma estrutura óssea tão delicada que não suportam a espinha, resultando em... isso mesmo: dor nas costas.

 
9, Acupuntura pode ajudar a tratar da dor nas costas - Fato.
 
Muitas pessoas que sofrem de dor nas costas dizem que a acupuntura as ajudou depois que todos os outros métodos falharam.  Atualmente, a medicina tradicional ocidental adotou algumas práticas dessa terapia, que chama-se acupuntura médica.
 

10. É melhor dormir em um colhão duro - Mito.
 
As pessoas têm reações diversas quanto à firmeza do colchão.Uma pesquisa feita na Espanha indicou que pessoas que dormem em um colchão de rigidez média sofrem menos de dor nas costas do que as pessoas que dormem em colchões muito duros. Se um colchão rígido for bom para você, tudo bem. Mas, se não for confortável, você só terá mais dor nas costas. Portanto, siga o seu bom-senso na hora de escolher um colchão.

 
Entretanto, em qualquer caso de dor nas costas severa ou piora no no seu estado, você deve consultar um médico.
 
Imagens por: stockimages, ambro / freedigitalphotos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário