terça-feira, 21 de julho de 2015





A Importância de Combinar Bem os Alimentos



O conceito de "alimentação saudável" geralmente nos leva a pensar em saladas, peixe grelhado, biscoitos de arroz, etc. Porém, os nutricionistas dizem que deve-se levar em conta não apenas o que comemos, mas sim, com o quê comemos. Parece que determinadas combinações de alimentos não fazem bem, deixando você cansado, irritado e mesmo fazendo ganhar peso, enquanto outras combinações alimentares favorecem a perda de peso, e fazem você sentir-se mais energético. A seguir, apresentaremos algumas combinações de comidas que fazem bem e outras que deveriam ser evitadas.
 
Verduras sem amido
 
As verduras de folhas verdes como couve chinesa, aspargos,  espinafre e couve-de-Bruxelas combinam perfeitamente com proteínas, carboidratos ou gorduras porque podem ser digeridas tanto em ambientes ácidos quanto básicos. A melhor combinação é uma porção de carnes ou carboidratos acompanhada de muitas verduras sem amido.
 
 
Proteínas e gorduras
 
Esta é a pior combinação que você pode fazer, pois a pepsina (a enzima que quebra as proteínas) fica inibida pelas gorduras, impossibilitando de maneira ativa que o organismo possa utilizar as tão necessárias proteínas para fazer a digestão de maneira adequada. Se você não tem certeza sobre quais alimentos contém ambas substâncias (como queijos e amendoim), considere-os como proteínas.
 
 
Carne com batatas
 
Poucas coisas são mais gostosas do que um bife com batatinhas fritas, ou frango com purê de batatas. Porém, lamentavelmente, do ponto de vista nutricional, esta combinação não é nada saudável. As batatas são carboidratos que requerem um ambiente alcalino para ser digeridas corretamente. A carne e outros tipos de proteínas (como nozes, soja e azeitonas) precisam de um ambiente ácido para ser digerida. A mistura de ácido com alcalino anula as duas substâncias, tornando o processo digestivo muito mais trabalhoso. A conhecida "digestão pesada".
 
Beber enquanto come
 
Parece não fazer sentido, porém, beber durante as refeições dilui as enzimas no estômago, tornando seu trabalho mais árduo e fazendo com que a digestão leve mais tempo. Se você deseja sentir-se mais leve após as refeições, evite beber qualquer líquido 15 minutos antes e 15 minutos depois de comer.
 
 
Frutas, apenas frutas
 
Nosso organismo decompõe as frutas mais rápido do que qualquer alimento. Porém, se comemos alguma outra coisa junto, o corpo guarda o processamento das frutas para o final. O problema começa com a fermentação, pois as frutas contêm um teor relativamente alto de açúcar, um componente básico para o processo de fermentação. O sub-produto mais evidente da fermentação é a formação de gases, que também levam à inchação e à sensação de "estufamento". 
 
 
 
Conselhos Extras:
 
1. Se você deseja fazer algumas das combinações desaconselhadas, dê ao seu corpo tempo para digeri-las.
 
* Espere três horas ou mais depois de comer alimentos com amido.
* Espere quatro horas ou mais depois de comer proteínas.
* Espere 30 minutos se você comeu frutas antes de uma refeição e três horas depois de uma refeição. 
 
2. Os carboidratos não são nocivos e são necessários na proporção correta. Comer carboidratos de grãos integrais ou feijões (pretos, vermelhos, brancos...) combinados com verduras faz bem. Aliás, a boa e velha combinação de arroz com feijão, apreciada por 90% dos brasileiros, é muito saudável. Veja aqui
 
 
Para uma alimentação saudável e equilibrada, recomenda-se a ingestão de diversos tipos de alimentos todos os dias, incluindo:
 
5 porções de fruta ou vegetais
2-3 porções de leite, queijo ou iogurte
2 porções de alimentos ricos em proteínas como peixe, carne, leguminosas ou ovos.
5-6 porções de hidratos de carbono: pão, massa, cereais, arroz, trigo. (prefira os integrais)
 
Alimente-se direito e cuide-se bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário