segunda-feira, 27 de julho de 2015





9 Conselhos Para Lidar com a Negatividade



"Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se não pode mudá-la, mude sua atitude."
 
Muitas vezes, na nossa vida diária, nos vemos rodeados de pessoas negativas, sejam elas amigos, familiares, colegas de trabalho ou nossos cônjuges. O amor e respeito que você sente por eles não lhe permite desterrá-los de sua vida. Porém... você tampouco pode ignorar o fato de que a negatividade dessas pessoas está consumindo as suas energias. O que fazer?
 
A melhor forma de enfrentar os desafios da vida é encarando-os e assumindo a responsabilidade pelo que sentimos, dizemos, fazemos ou pensamos.
 
Jamais gaste tempo e energia culpando aos outros por algo que você fez ou por como se sente. Fazendo assim, você se transformará em vítima da situação e, em lugar de utilizar tempo e energia para superar as circunstâncias, irá consumir-se em sentimentos depressivos e ressentimentos.
 
Aqui estão 9 formas simples e eficazes de lidar com a negatividade que rodeia o seu dia-a-dia:
 
1- Pare de sentir necessidade de queixar-se
 
O importante é sermos responsáveis por nossos sentimentos e mudanças de humor. Não siga pela vida dizendo que a negatividade das outras pessoas afeta o seu estado mental, porque a única coisa que você vai conseguir com isso é gerar ainda mais negatividade. Em lugar de procurar culpados, procure uma solução para mudar a situação e fazer você sentir-se melhor.
 
"Quem tem tão pouco conhecimento da natureza humana que busca a felicidade mudando tudo exceto sua própria atitude, desperdiçará sua vida em esforços inúteis." Samuel Johnson
 
 
 
2- A semelhança atrai
 
Se a energia positiva traz coisas positivas, o mesmo acontece com a energia negativa. Inconscientemente, trazemos a nossa vida pessoas e situações que refletem nosso estado emocional. Pergunte a si mesmo: Como me sinto? Estou contente, emocionado, tranquilo ou ansioso?
 
Em muitos casos, temos que dar-nos conta que a energia negativa que pensamos que nos rodeia pode ser o reflexo de nossa situação emocional e, ao negarmos essa ideia, apenas conseguimos atrair mais negatividade. Lembre de que, se você está bem consigo mesmo, estará bem com os outros.
 
 
 
 
3- Não acredite em tudo o que você pensa
 
Este é um dos conselhos mais difíceis de pôr em prática. Observe as pessoas negativas que lhe rodeiam e pense quais são as atitudes que tanto lhe incomodam ou irritam e se são atos reais ou implicâncias suas.
 
Não se esqueça que o cérebro está "configurado" para procurar problemas, e depois que você focou toda a atenção em coisas negativas, é muito  difícil enxergar o lado positivo.
 
 
 
 
4- Concentre-se
 
Faça a você mesmo a seguinte pergunta: “Estou preparado para ver as qualidades positivas nestas pessoas?
Deixe que as respostas cheguem de forma natural, e se você sente que não há como mudar sua perspectiva sobre certas pessoas ou situações, não insista. Este  processo requer tempo e paciência. Lembre-se de que todos temos coisas boas e, quanto estiver pronto, dará o primeiro passo para a mudança.
 
"É tão difícil quando PRECISO fazer algo e tão fácil quando QUERO fazê-lo." Annie Gottlier
 
 
 
5- Não permita que os problemas dos outros se transformem nos seus
 
Para o seu bem, assegure-se de não absorver os problemas das outras pessoas e transformá-los em fatores negativos na sua vida. Se você quer erradicar a negatividade, seguir o caminho da pessoa negativa irá apenas piorar a situação, pois desta forma, você estará estimulando e alimentando tal atitude. Aprenda a focar-se nas soluções, e não nos problemas.
 
 
 
 
6- Assuma esponsabilidade
 
Em lugar de vitimizar-se, julgar, culpar e criticar, você precisa tornar-se responsável por seus pensamentos e sentimentos, bem como adotar uma postura diferente. 
 
“Tudo o que nos incomoda nos outros pode levar a uma melhor compreensão de nós mesmos.” Carl Jung
 
Não perca seu tempo reclamando e culpando outras pessoas pelo seu mau-humor ou má-energia. Cabe a você perguntar-se o que pode ser feito para modificar a situação, e se há algo em você que está afetando a sua energia.
 
 
 
 
7- Traga a sua própria energia positiva
 
Se você se concentra nas coisas positivas que lhe deixam feliz, conseguirá afastar a negatividade e renovar seu estado emocional.
 
Lembre de que a energia é contagiosa.
Foque o seu olhar nas atividades que você gosta e que lhe dão prazer, nas pessoas que lhe fazem rir e em todas as pequenas coisas que lhe cercam. Se você entra em um lugar com um sorriso e uma atitude positiva, irradiará boa energia e fará com que todas as pessoas no local fiquem na sua sintonia. Dessa maneira, você estará ajudando a si mesmo e aos outros também.
 
 
 
 
8- Seja parte da mudança que gostaria de ver
 
A maneira como vemos o mundo não é mais do que o reflexo do que somos no nosso íntimo. 
 
A única forma de provocar mudanças é começando por nós mesmos. Adote uma atitude positiva e viva uma vida plena, cheia de amor, felicidade, companhia e projetos.
 
Certamente, quando estamos felizes, o mundo tem outras cores, outro perfume e outro aspecto. Quando estamos tristes, o mundo também parece estar. Permita que as coisas se sucedam de forma natural, não se preocupe por antecipação, ponha um sorriso no rosto e seja a mudança que você quer ver no mundo.
 
“Nunca subestime sua capacidade de mudar. Nunca superestime sua capacidade de mudar os outros.” Wayne W. Dyer
 
 
 
9- Consciência e aceitação 
 
É importante aceitar a dualidade da vida, estar preparado para aproveitar os bons momentos e enfrentar as horas difíceis. 
 
A aceitação e a tolerância permitirão uma melhor convivência e um bom relacionamento apesar das diferenças. Sem necessidade de criticar, de culpar ou de julgar. Simplesmente, corrija em você o que lhe desagrada nas outras pessoas.
 
“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros” Carl Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário