Maiorca é um dos primeiros destinos do mundo em turismo de sol e praia. Isso representa um importante afluxo de visitantes às suas praias e enseadas, e uma contínua ampliação dos serviços e infraestruturas, assim como estradas e caminhos para chegar à maior parte da ilha. Por sorte, para os amantes da tranquilidade, a ilha da calma faz jus ao apelido que recebeu nos anos 70 e 80, pois além dos estacionamentos e zonas acessíveis sempre visíveis conserva até hoje algumas joias que se escondem entre as rochas.
Estes são alguns desses recantos.
Es Caló des Moro
Uma minúscula enseada de areia e água azul-turquesa que abrange toda a essência do Mediterrâneo. No entanto, sua melhor característica é também seu maior defeito no verão. Muito pouco espaço para tantos visitantes.
Cala s’Almunia
De costas para Caló des Moro temos este belo píer de madeira, com areia no fundo e uma água tão límpida que permite contemplar os peixes que nadam livremente.
Mondragó
Situada no Parque Natural de mesmo nome, é uma enseada ampla onde é difícil não se sentir confortável. Areia branca e fina, águas mansas e cristalinas, rodeada de vegetação e com alguns serviços básicos.
Es Caló Blanc
Uma enseada composta por rochas situada na costa do município de Manacor. Paisagem impressionante com pequenas falésias que formam uma ponte de rocha.
Cala en Basset
Uma enseada virgem formada por rochas às quais o acesso é possível unicamente depois de um passeio de 45 minutos. Areia natural de especial interesse e zona ZEPA (Zonas Especiais de Proteção Ambiental), sendo uma das orografias minerais mais fascinantes do extremo sul-ocidental da serra de Tramuntana.
Es Carbó
Tranquila, selvagem e limpa em uma magnífica enseada de areia e águas calmas de cor azul-turquesa. Com vista para o Parque Nacional do arquipélago de Cabrera, é um recanto que não tem motivo algum para sentir inveja do Caribe.
Es Coll Baix
Fascinante enseada com pequenos cascalhos de cor escura e água transparente azul-turquesa, aspectos que lhe proporcionam uma aparência muito diferente em relação às enseadas da zona de Alcúdia onde está localizada. O acesso a pé não é apto para pessoas com problemas de mobilidade.
Outros recantos, como Lluc Alcari, Sa Calobra, Cala Deià, Cala Banyalbufar ou Cala Estellencs, são de acesso mais fácil e, por conseguinte, contam com maior afluxo de visitantes. Embora sejam igualmente recomendáveis.
A ter em consideração: Para desfrutar completamente de uma destas enseadas, o melhor mesmo é levar água e comida suficiente para passar todo o tempo que desejar na praia porque, na maioria, não existe nenhum tipo de serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário