As cachoeiras jamaicanas do rio Dunn
As cachoeiras do rio Dunn são um verdadeiro tesouro do Caribe ‒ um dos principais destinos turísticos daJamaica ‒ e estão localizadas perto de Ocho Rios. As cachoeiras desembocam no Mar do Caribe, sendo uma das poucas cachoeiras do mundo que deságuam diretamente no oceano.
São visitadas anualmente por milhares de turistas, mas isto não deve ser motivo de desistência, porque é um verdadeiro pecado ir à Jamaica e não visitar este tesouro natural. Para evitar um momento em que haja muita gente, é recomendável ir logo cedo ou no final da tarde, considerando que estão abertas ao público das 8h00 às 17h00.
Os espanhóis batizaram-nas com o nome de Las Chorreras e com o tempo passaram a ser chamadas de Ocho Rios, fazendo referência aos rios da região que na verdade não são oito, mas sim quatro. Dizem que estas cachoeiras foram o cenário de uma grande batalha no ano de 1657, entre ingleses e espanhóis, que provinham da vizinha Cuba e queriam apoderar-se da ilha. os ingleses foram os vencedores e com o tempo a zona da batalha passou para a iniciativa privada, sendo propriedade da Belmont que na década de 70 foi administrada pelo governo e convertida em área de recreação e entretenimento.
Estas cachoeiras de 183 m de altura devem ser escaladas saltando de pedra em pedra, por isso é recomendável fazer a visita em traje de banho, ou pelo menos com roupa que se possa molhar e não nos incomode, também é conveniente que os sapatos tenham sola antideslizante. Ao longo da escalada, por outro lado nada difícil, vamos encontrar inúmeras lagoas onde é possível dar um mergulho. os degraus para subir à cachoeira estão tão bem colocados dando a impressão de que são artificiais, mas na verdade são totalmente naturais, causados pelo efeito da erosão da água.
Conhecer as cachoeiras do Rio Dunn é uma experiência única, que não se deve perder se visitarmos a Jamaica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário