segunda-feira, 29 de junho de 2015



Range Rover em que morreu Cristiano Araújo foi adaptado com rodas iguais às do Porsche Cayenne

Há diferenças de furação entre os dois modelos, além de falsificações. Perícia investiga se acidente se deu pela quebra do aro

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Um Range Rover Sport com as rodas originais - Divulgação
A morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo e de sua namorada, Allana Moraes, em um acidente, na quarta-feira, levanta questões automobilísticas. Uma delas é sobre a adaptação de rodas sem qualquer outro critério senão o de "enfeitar" o carro.
Sabe-se que o carro capotou em uma reta e que a perícia agora investiga se o problema foi a quebra de uma das rodas de liga leve.
As rodas do carro acidentado não eram originais do Range Rover, mas semelhantes às do Porsche Cayenne - TV Globo / Reprodução
Pelas fotos, é fácil perceber que as rodas do carro acidentado não são as originais do Range Rover Sport - o utilitário de luxo estava equipado com aros iguais aos do Porsche Cayenne.
Uma das rodas originais do Porsche Cayenne: furação diferente da usada pelo Range Rover Sport - Divulgação
"Aros de Porsche" vendidos hoje no Brasil geralmente são réplicas chinesas de 18 a 22 polegadas de diâmetro. Enquanto um jogo original custa na casa dos R$ 18 mil, as cópias custam cerca de R$ 6 mil e não têm a mesma qualidade de construção.
Réplicas chinesas de rodas de Porsche são vendidas em lojas de acessórios e pela internet - eBay / reprodução
Essas réplicas, em geral, são feitas no método mais barato possível de fundição (por gravidade) e usam materiais inferiores e mais porosos. Basta um impacto ou um esforço maior no uso para que se quebrem. Em baixa velocidade, o motorista às vezes sente uma trepidação como se um pneu tivesse furado. Em alta velocidade, as consequências podem ser trágicas.
A roda quebrada: perícia investiga se esta foi a causa do acidente ou se o dano foi feito durante a capotagem - TV Globo / Reprodução
Nos destroços do carro do cantor, nota-se que uma das rodas se partiu em dois: só o miolo ficou preso ao disco de freio - o resto voou longe. Se o aro quebrou antes ou durante o acidente, só a perícia poderá dizer.
Ainda em relação às rodas, vale fazer uma observação: os aros dos Range Rover Sport têm furação 5x120 - ou seja: são cinco parafusos de fixação com 120 milímetros de distância dos furos ao centro. Já os Porsche Cayenne têm rodas com furação 5x130.
Para pôr uma roda no lugar da outra, as lojas de acessórios geralmente usam adaptadores. Há ainda a prática de "escariar", ou seja: fechar os furos da nova roda e fazer outros para o encaixe original do carro, o que pode reduzir de maneira perigosa a resistência dos materiais.
USE CINTO DE SEGURANÇA TAMBÉM NO BANCO DE TRÁS
A outra questão é bem mais óbvia: deve-se usar cinto de segurança mesmo quando se viaja no banco de trás. Acidentes como os que mataram a Lady Di (em 1997) e o dramaturgo Dias Gomes (em 1999) já deixaram isso bem claro.
Pelo que se vê nas fotos do Range Rover Sport que levava o cantor sertanejo, o monobloco resistiu muito bem ao capotamento - e, além disso, os airbags tipo cortina se abriram com o impacto.
Pelas fotos, pode-se afirmar que, se estivessem bem presos, Cristiano e Allana teriam saído ilesos ou com ferimentos de pouca gravidade. Sem o cinto, foram arremessados através das janelas e morreram.
De 20 anos para cá, os brasileiros se acostumaram a atar o cinto nos bancos da frente - e já o fazem de forma automática. No banco traseiro, contudo, não foi criado tal hábito (apesar de estar previsto por lei).
Se isso ainda não convence, sugerimos ver esta simulação de capotagem em que osdummies não estão presos por cintos de segurança:
(Colaborou Ricardo Mancebo)


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/carros/range-rover-em-que-morreu-cristiano-araujo-foi-adaptado-com-rodas-iguais-as-do-porsche-cayenne-16568538#ixzz3eUBNw1PM  sem autorização. 

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