sexta-feira, 19 de junho de 2015





     11 Instrumentos Musicais Bem Incomuns

Todos nós conhecemos os instrumentos musicais clássicos como o violino, o cello. o violão, o trompete, o tambor, e flauta... a lista é longa. Embora pareça que conhecemos muitos, existem uma infinidade deles que desconhecemos porque não fazem parte de orquestras nem conjuntos convencionais, sendo utilizados em lugares específicos no mundo.
Reunimos aqui 11 instrumentos musicais que talvez você jamais tenha escutado ou, se escutou, nunca viu sendo tocado sozinho. Para apreciar seus sons, clique abaixo de cada imagem e divirta-se!

Clique aqui para ouvir
Tambor de aço 
 
O tambor de aço é originário de Trinidad e Tobago. O seu som característico nos evoca a atmosfera de uma ilha, sendo muito usado nas músicas caribenhas. 
 
No vídeo, você irá ouvir a música "Time", do Pink Floyd, em solo de tambor de aço.. 

Clique aqui para ouvir
Cítara
 
A cítara é um instrumento de cordas que vem da Europa e pode ser ouvido em várias canções folclóricas da Áustria, Hungria, Eslovênia e Croácia. Seu nome vem da Grécia Antiga, e possui origem em comum com o violão e o sitar indiano.
No vídeo, você vai ouvir o tema musical do filme "O Terceiro Homem", ao som da cítara..
 

Clique aqui para ouvir
Tabla
 
A Tabla é um instrumento musical muito popular nas culturas da Índia e Paquistão; É formada por dois tambores de tamanhos diferentes - um pequeno, que faz sons agudos e breves e outro maior, que faz um som profundo e único.
O vídeo mostra várias técnicas empregadas para tocar a tabla.

Clique aqui para ouvir
Trompa dos Alpes
 
A trompa dos Alpes é um instrumento musical tradicional da Suíça, parecendo-se com uma trompa de caça gigante e com um cabo alongado. Ela possui variações sonoras bem limitadas, mas seu som é forte e pode ser ouvido a quilômetros de distância entre as montanhas. Antigamente, era usada para transmitir sinais entre aldeias alpinas.
No vídeo, o instrumentista Cody Baumgretner apresenta a sua versão da "Macarena".

 

Harmônica de Vidro
 
Este singular instrumento musical foi criado pelo inventor e estadista Benjamin Franklin. É formado por uma série de tigelas de vidro de diferentes tamanhos que produzem um som cristalino e delicado.
No vídeo você ouvirá a "Dança das Ameixas Açucaradas" (de "O Quebra Nozes", de Tchaikovsky), tocada com harmônica de vidro.

Clique aqui para ouvir
Calimba
 
A calimba é um antigo instrumento musical africano feito com uma tábua de madeira e teclas planas de metal, que criam uma sonoridade complexa e bonita.
O vídeo mostra um mágico solo de calimba. 

Clique aqui para ouvir
Khaen
 
O khaen vem do Laos, sendo também comum no norte da Tailândia. É feito com quatro flautas de taquara unidas ao mesmo bocal. A combinação das flautas cria um som singular e músicas altamente complexas. 
O vídeo mostra um jovem estudante tocando o khaen. 

Clique aqui para ouvir
Rackett
 
O rackett é um instrumento musical europeu inventado na Idade Média, provavelmente, em Veneza. Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, ele produz um som baixo e profundo, podendo, também, emitir dois sons diferentes ao mesmo tempo.
O vídeo mostra um instrumentista apresentando a sonoridade do rackett.

Clique aqui para ouvir
Theremin
 
O theremin é um instrumento musical eletrônico criado em 1919 por Léon Theremin, um cientista russo. É considerado o primeiro instrumento que não é tocado com mãos, boca ou pés. Para produzir sons, é preciso aproximar ou afastar as mãos das duas antenas, que controlam a altura e força do som. Seu som é famoso por ter sido usado para fazer a sonoplastia dos "discos voadores" nos filmes antigos.
 
O vídeo mostra Peter Fringle tocando 'Somewhere Over the Rainbow' no theremin. 
Hurdy Gurdy
 
O hurdy gurdy é um instrumento de cordas que utiliza uma roda em lugar de um arco para criar atrito nas cordas. Foi inventado no século 11, na Europa Central.
O vídeo mostra Mathias Loybner tocando um solo no hurdy gurdy.

Clique aqui para ouvir
Cuíca
A cuíca é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com dedo, produzindo um som de ronco característico. Ela tem origem na África e pode ser ouvida no samba brasileiro.
No vídeo você vai ver Osvaldinho da Cuíca demonstrando seu talento e habilidade com este instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário