O Livro Mais Caro do Mundo
Uma edição da obra As Aves da América, de John James Audubon, foi arrematada em um leilão na Sotheby's, em Londres, por £7.3 milhões (US$11.5 milhões), tornando-se, assim, o livro mais caro já vendido. O leilão foi uma rara oportunidade de apropriar-se de uma das mais bem-preservadas edições da obra-prima do século 19, com suas 435 ilustrações coloridas à mão. O lance vencedor foi dado por Michael Tollemache, um marchand de arte baseado em Londres, ultrapassando três ofertas anteriores.
Não deixe de assistir o vídeo sobre o livro ao final do artigo!
|
Acredita-se que existam apenas 120 conjuntos completos das 435 ilustrações feitas à mão e em tamanho natural de Audubon, sendo que a maioria delas (107) encontra-se em poder de instituições. A última edição completa de Aves da América, levada a leilão em 2010 e vendida por £7.3milhões pela Sotheby's, quebrou o recorde mundial da importância paga por uma única obra.
|
"Aves da América é altamente significativa por sua extrema beleza, é uma obra-prima da ilustração", nas palavras de Richard Davies, especialista e livros raros. "Além de ser um uma obra rara e famosa no mundo dos livros, Aves da América possui também imensa importância histórica e científica (na área da ornitologia). Algumas das aves pintadas por John James Audubon estão extintas, e ele também descobriu novas espécies."
|
Medindo mais de um metro de altura e composto por quatro volumes,Aves da América foi criada por John James Audubon entre 1827 e 1838. Filho ilegítimo de um capitão francês com sua amante créole, Audubon era um artista itinerante que viajava pela América selvagem desenhando as aves que ele amava. Ele insistiu para que a obra fosse feita em tamanho natural e mostrasse todas as espécies de aves conhecidas na América do Norte.
|
Cada exemplar foi pintado à mão, num processo extremamente laborioso. Mesmo pelos padrões de hoje, a intensidade das cores e qualidade das ilustrações é admirável. Mas quando foi lançado, em 1830, era alucinante.
Audubon empregava uma técnica chocante (para os padrões de hoje, quando existem máquinas fotográficas com alta resolução de imagem): ele caçava as aves e matava-as com tiros antes de colocá-las em arames e cenários para pintá-las. Cada desenho levava cerca de 60 horas para ser concluído. Ironicamente, muitos dos espécimes lindamente retratados estão atualmente extintos, como o Periquito da Carolina, o Pombo Passageiro, o Pato de Labrador, a Alca Gigante, o Maçarico Esquimó, e a Tetraz das Pradarias.
|
"Transportar um exemplar do livro é uma tarefa para duas pessoas", disse o Sr. Gekoski, o leiloeiro, que examinou a edição na Sotheby's antes do leilão. "O especialista da casa (muito nervoso) e eu (cautelosamente) viramos as páginas juntos, ele na parte de cima e eu, na de baixo, e as arranjamos (respeitosamente) na ordem correta com o restante das ilustrações", disse Gekoski. "Você tem que ter cuidado ao lidar com um imenso livro que vale mais de 10 milhões de dólares."
|
Problemas para assistir a este video? Clique aqui |
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário