domingo, 28 de junho de 2015



Os 10 Fantásticos Benefícios do Riso


Você provavelmente já ouviu a expressão "rir é o melhor remédio". Mais e mais pesquisas nos últimos anos vêm demonstrando que esta afirmação está correta. O riso tem-se mostrado um alívio para a dor, minimiza as chances de ficarmos doentes e, obviamente, é um poderoso estimulante do humor.

1. Redução da agressividade
Às vezes sentimos vontade de “chutar o pau da barraca”, e mandar tudo às favas, juntamente com a vontade de agarrar alguém pelo gasganete. É normal. Porém, quando estamos a ponto de perder o controle, devemos fazer uma pausa e rir. Dr. Fran Walfish, terapeuta de relacionamentos, diz que “o riso relaxa o corpo e alivia o estresse. Também é uma liberação saudável aceitável dos impulsos agressivos. O som do riso pode equivaler-se ao grito. Há um alívio. O riso é, muitas vezes, uma forma de lidar com as preocupações diárias, o que vem a ser um benefício extra. Pesquisas têm demonstrado que o riso pode reduzir os níveis de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse.”
2. Redução do estresse
O benefício direto resultante da redução dos hormônios do estresse é, evidentemente, a redução do estresse. Quando você sentir que o estresse está ficando fora de controle e começa a sobrecarrega-lo, encontre um motivo para rir. Isso ajudará você a relaxar física e mentalmente. Se a vida estiver empurrando você para baixo, assista a uma comédia, veja alguns vídeos divertidos no YouTube ou leia textos cômicos. Sua mente e seu corpo ficarão gratos por isso.
3. Melhora a sua respiração
Quando você ri em voz alta, você exala por mais tempo, remove o ar residual de seus pulmões, substituindo-o por ar fresco, mais rico em oxigênio. Mesmo se você fizer de conta que ri, ainda assim será eficaz. Esta técnica é conhecida e utilizada para ajudar as pessoas com asma e outros problemas respiratórios.
4. Músculos e sistema cardiovascular mais saudáveis
O riso é um relaxante muscular eficaz (o termo "cair de rir" é a prova). Uma boa risada pode ser ótima para aliviar músculos rígidos e doloridos. Risos também aumentam a pressão arterial e frequência cardíaca, mas  quando você para de rir, eles voltam ao normal. Esta reação é semelhante ao exercício aeróbico, que ajuda a melhorar seu sistema cardiovascular.
5. Fortalece os músculos abdominais
Quando você está rindo, seus músculos abdominais expandem e contraem, semelhante a quando você está fazendo flexões. Além disso, enquanto voc~e ri, os outros músculos relaxam. Portanto, ao dar risada, você está relaxando e exercitando-se ao mesmo tempo. Além disso, pense que ótimo é rir enquanto se exercita!
6. Estimulante do sistema imunológico
De acordo com HelpGuide.org, "O riso diminui os hormônios do estresse e aumenta as células imunológicas e anticorpos que combatem as infecções, melhorando, assim, a sua resistência às doenças". Basicamente, quanto mais você rir - a menos você vai ficar doente!
7. Aumenta a queima calórica
Quando você ri por aproximadamente. 10 minutos, a sua frequência cardíaca efetivamente aumenta e você queima cerca de 40 calorias. No entanto, este não é um método de perda de peso. Você não pode esperar que dar risadas irá queimar as calorias de um cheeseburger com  batatas fritas.
8. Ajuda você a reduzir as defesas mentais
Você constantemente sente que se impõe barreiras que são impossíveis de quebrar? Para esses casos, o riso é a solução ideal. O riso enche nossa mente e corpo com pensamentos positivos, o que nos permite quebrar as barreiras que limitam o nosso desenvolvimento, mudando a maneira como vemos a vida.
9. Melhora o processo criativo
Bom humor ajuda a quebrar as barreiras da mente e exercitá-la. O fundador da Sociedade de Estudos do Humor, Sr. John Morreal, disse: "Criatividade e humor são coisas idênticas", porque "ambos envolvem a ação de associar duas coisas que não têm ligação e criar uma relação entre eles ".
10. Afeta o cérebro de forma semelhante à meditação
Quando uma pessoa ri com vontade, os padrões de ondas cerebrais são idênticos aos de uma pessoa que está em um profundo estado de meditação. Essa ação nos ajuda a relaxar e aliviar a dor. Noreen Braman, uma importante referência em Yoga do Riso disse: "Por muitos anos eu sofria de fibromialgia, e desde 2010 obtive alívio para a dor através do riso, especialmente quando eu pratico exercícios de grupo.”
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário