Os benefícios de escutar música
Estudos científicos concluíram que escutar as batidas musicais altera a velocidade de nossas ondas cerebrais, criando atividade cerebral muito semelhante à de pessoas que estão meditando. Dessa forma, ouvir sua música favorita pode ter efeito terapêutico, ajudando a combater problemas físicos como dores de cabeça, enxaquecas. Para as mulheres que sofrem com os efeitos da tensão pré-menstrual, a popular TPM, a música pode ajudar a diminuir as possíveis irritações normais neste período.
Da mesma forma, a música contribui para melhorar o humor de quem a escuta com frequência. Os pacientes do estudo relataram sentimentos como “alegria” sendo resultantes de alguns minutos sob o som de alguma batida que são de seu agrado. Sendo assim, quem sofre com depressão pode achar alívio em suas músicas preferidas, mesmo que seja relato que estilos como heavy metal e techno tenham sido considerados os que mais prejudicam o humor, isso depende da preferência de cada um.
Além disso, a músico pode contribuir para que haja o aumento do desempenho das tarefas cognitivas, como pensamento lógico e rapidez de raciocínio. Alguns estudos apontam que isso apenas acontece quando as músicas são do gosto da pessoa, alterando positivamente o estado emocional da mesma. Alguns cientistas recomendam escutar músicas para momentos de concentração, como estudo ou no desempenho de tarefas no trabalho, por melhorar a concentração.
Por ter efeitos positivos no humor, reduzindo ansiedade e estresse, escutar música deve ser praticamente obrigatório para quem mora em grandes centros urbanos, especialmente para pessoas que precisam passar muito tempo em congestionamentos no trânsito.
De acordo com estudos, a música pode causar benefícios semelhantes a de uma massagem no corpo. Faça o possível para ter momentos do seu dia exclusivamente dedicados para escutar sua música e banda favorita. Sua qualidade de vida pode melhorar drasticamente, e sua rotina ficará mais divertida e feliz!
-
Viva o vinho! (com moderação) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário